Quantas frutas da mata atlântica você conhece? Nós vizemos uma enquete no nosso colégio, Teixera de Freitas, com 50 pessoas, sobre as frutas da Mata Atlântica e olha só o resultado...
54% responderam que sim
16% sabiam, mas erraram a fruta.
30% não sabiam responder.
Responda você também, verdadeiramente se conhece alguma fruta da Mata Atlântica, se conhcer , diga a fruta... Boa enquete!!!
O nome idígena dessa fruta é Cambucá vem do tupi-guarani e significa “ fruta de mamar ou chupar” porque a polpa precisa ser sugada da casca. É encontrada na Zona litorânea da floresta atlântica, Brasil.
Os frutos tem sabor que lembra o mamão papaia e a manga juntos, sendo ideais para o consumo in-natura. Imagina só?
Pois é pessoal a nossa mata atlântica é diversificada de frutos que nós não conhecemos essas foram algumas que pesquisamos. Depois de termos conhecido tanta fruta que tal irmos a feira e procurar-mos essas frutas diferentes? Em?
Fruto de polpa firme meio fibrosa, muito suculenta de cheiro e gosto fortes, lembra vagamente uma pitanga no sabor. Dá para comer ao natural apesar de ser ácida. A frutinha é bem alaranjada, clara e brilhante, do tamanho de um limão médio e de semente única e pequena com polpa farta.
Nãe tem nada a ver com a uva e nem é seu parente distante. O seu nome científico é “Eugenia pyriformis”; e é conhecida como Eugenia uvalha, Uvaia do Pêra e Uvaia do Mato.
O nome indígena “Uvaia” vem do Tupi, e significa ”Fruta ácida”.
Espécie arbórea tropical do Brasil pode ser utilizada em programas de reflorestamento e em áreas urbanas e seus frutos apresentam potencialidade de uso industrial.
A uvaia é uma nativa da Mata Atlântica. Os frutos são comestíveis, amarelos, no formato da ameixa, e ricos em vitamina A.
Rica em vitamina C
A uvaia, Eugenia pyriformis Cambess, é da mesma família da goiaba, da pitanga e da cereja-do-Rio-Grande. Pertence a família das Mirtáceas (pitanga,goiaba, araçá, grumixama,jabuticaba,etc.).
É nativa do Sul do Brasil, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas pode ser encontrava em vários Estados. E, enquanto a laranja tem em média 40,0 mg de vitamina C, a uvaia tem 200 mg. Tem sabor ácido e doce, ideal para compotas, sorvetes e geléias.
O florescimento ocorre entre agosto e setembro e os frutos amadurecem entre outubro e novembro. O amadurecimento não é uniforme: é comum, inclusive, encontrar flores, frutos verdes e frutos maduros no mesmo ramo.
A uvaia tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável.
Pois é galera é a famosa fruta de guaraná!
GUARANAÍ, GUARANÁ DE CIPÓ DA MATA ATLANTICA, INGA DE COBRA, UARANI.
Guaranaí tem origem da língua tupi-guaraní e significa “Fruta que vê ou observa”, como de fato os frutos mostram ser.
Nativa das matas de galerias dos rios da Floresta Atlântica e facilmente encontrado nas margens dos rios: Paranapanema, Piracicaba, Itapetininga, Tieté, Jaú, Guareí e tantos outros, localizados no sudeste do Estado de São Paulo, aparecendo no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina; podendo ser encontrado também na Bolívia, Argentina e Paraguai.
É uma trepadeira com ramos lenhosos e flexíveis de
Os frutos são cápsulas triangulares vermelhas que se abrem, expondo um arilo branco adocicado e comestível. As sementes negras e um pouco menores do que o Guaraná da Amazônia (paullinia cupana) tem os mesmos usos. Para fazer o refresco ou bebida do Guaraná, preceda da seguinte maneira: o cacho de fruto é colhido quando a maioria das cápsulas estiver aberta, deixando-as amontoadas para que a fermentação do arilo facilite a separação das sementes que é feita manualmente e lavadas sobre uma peneira. Em seguida as sementes são torradas em forno de chapa para retirada do tegumento ou casca.
As amêndoas são socadas num pilão com um pouco de água até que tenha a consistência de uma pasta, após isso, essa pasta é moldada e levada para um forno secador.
Daí os bastões secos são ralados ou triturados, deixados como pó, estando pronto para ser transformado na deliciosa e energética bebida de guaraná.
Cuidado, essas frutas te observam (risos) ...
GARCINIA GARDINEIRA
NOME POPULAR: BACUPARI, BACOPARÉ.
possui nome indigena: Bacuparí, vem do tupi-guarani e significa “fruta de cerca” por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta está nos bosques de florestas nativas.
É uma pequena árvore de
Adapta-se a qualquer tipo de solo mais preferem os que se mantém úmidos por mais tempo. Resiste a baixas temperaturas de até -4 graus e aprecia solos enriquecidos com muita matéria orgânica.
Os frutos são adocicados, adstringentes e refrescantes, próprios para consumo in-natura. Até a casca pode ser consumida.
Essa fruta é tudo de bom!!!
O delicioso açaí também é uma das frutas nativas da mata atlântica.
Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia. O açaizeiro faz parte da família das palmáceas.
Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos.
Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção).
Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos por ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.
A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. As folhas são usadas na cobertura das casas.
Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.
Frutos pequeninos, redondos, roxos, quase pretos agrupados em cachos pendentes. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.
O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.
Fructificação de outubro a janeiro.
Huuuuuuuum depois dessas informações todas sobre o açai deu até vontade de comprar um, em? E aí o que estão esperando? Nós já estamos correndo para apreciar huuuuuuuum :)
Jenipapo é o fruto do jenipapeiro que é árvore nativa das Américas do Sul e Central. Chega a medir 14m de altura e 60 cm de diâmetro!!!Muita coisa! A fruta é de polpa aromática, ácida, de cor marrom clara que chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. Pode ser usada em compotas, doces, xaropes, bebida, refrigerante, licor. O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite,e também é indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C. As variedades mais comuns são: jenipapeiro-pequeno, médio e grande, jenipapeiro sem caroço, jenipapeiro com caroço, jenipapeiro sempreflorens, jenipapeiro macho, jenipapeiro fêmea.
dentre essas citadas há varios outros tipos também!
Aprenda a gostar dessa frutinha...
A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, a polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho (Huuuuuum!). É rica em ferro e contém, em menores quantidades, cálcio e fósforo. Também fornece algumas vitaminas, principalmente a C, sendo comprada por quilo.
Quando você for no merdaco, escolha as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras. Como é uma fruta que se estraga com muita facilidade, consuma a jabuticaba no mesmo dia da compra. Para guardar por 1 ou 2 dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.
Para fazer licor ou vinho de jabuticaba, a fruta deve ser amassada em socador de madeira ou numa vasilha de vidro. Já para preparar geléia não é necessário estourar a jabuticaba, pois elas arrebentam com o calor do fogo.
Que tal fazer um geléia agora?
A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro. A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho. Legal né?. A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco. A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades. Contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer. Pode ser consumida ao natural, em sucos, sorvetes, geléias, vinhos, licores e doces.
Então corre no mercado pra comprar essa fruta saborosa!!!
Nós comemos as frutas porém nem sempre sabemos de onde elas são não é verdade? Principalmente as nativas de mata atlântica, por isso que nós estamos aqui para citar alguns exemplos de frutas nativas que consumimos no dia-a-a dia e não sabemos a origem.
O Buriti, Nativa dos brejos de várias formações vegetais é essa frutinha aí d lado , ela pecorre do Piauí até São Paulo e Mato Grosso do Sul, mais freqüente nas baixadas úmidas do cerrado do Brasil Central. Forma buritizais, homogêneos, usos: Do fruto se fazem doces e óleo comestível. Da inflorescência não desabrochada se faz o vinho de buriti.
o Caju, fruto do cajueiro, tem duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha, e o pseudofruto, chamado cientificamente pedúnculo floral, que é a parte comumente vendida como a fruta. São conhecidas cerca de vinte variedades de cajú, classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade). Quando ainda verde, o cajú é chamado de maturi e é muito usado na cozinha do Nordeste no preparo de picadinhos e refogados. É muito rico em vitamina C e contém ainda, em quantidades menores, vitaminas A e do complexo B.
Além de ser consumido ao natural, o cajú pode ser preparado em forma de suco simples (cajuada) ou de sorvetes, doces em calda ou pasta, licores, vinhos, xaropes e vinagres. Combinado com cachaça ou gim, vira o conhecido "cajú-amigo",servido como aperitivo. Depois de extraído o suco, sobra o bagaço do cajú, muito rico em celulose, que pode ser usado na cozinha como nas famosas "frigideiras" nordestinas - uma variação de fritada.
O cajú bom para o consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme (segundo a variedade), sem manchas ou machucados. Como é uma fruta muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias, no máximo.
DICAS CULINÁRIAS:
Para que o doce de cajú fique bem clarinho, use panela de ágata.
Para extrair todo o suco do cajú, depois de ter espremido a fruta, passe o bagaço por uma peneira.
CURIOSIDADES:
Em Pirangí, no Rio Grande do Norte, está o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma área de 7.300 m² e tem cerca de 90 anos.
No Estado do Ceará, chamam-se "chuvas de maturi" as chuvas que caem na época da florescência do cajú (agosto e setembro).
Curatella americana L. Esse é nome científio da Lixadeira.
Vem da família botânica: Dileniaceae .
É uma árvore nativa da mata atlântica, atinge 10 metros de altura, bem baixina ela!!!
Também conhecida como lixadeira e pentieira na bahia, antigamente era usada pelos índios para tomar banho, lavar louças,ela ajuda a cair verrugas (que beleza!!!), o seu líquido pode cegar, por isso mesmo galera, que temos que ter cuidado com algumas plantas por não conhecermos, elas podem nos prejudiucar depois. Por isso cuidado!
O coqueiro (Cocos nucifera), é um membro da família Arecaceae e pertence a família das palmeiras.
É uma árvore que pode crescer até 30 m de altura, com, folhas pinadas de 4-6 m de comprimento!!! As folhas caem completamente, deixando o tronco liso.Possui grande valor comercial e podemos encontrar coqueiros na costa de todo o nordeste, a sua origem ainda é discutida.
o coqueiro tem bastante utilidade como podemos observar na imagem ao lado.
Através do seu fruto podemos fazer vários tipos de comida e além disso podemos beber da água que tem no coco, ela serve também para usos medicinais, pessoas que ficam com diarréia, por exemplo, é bastante recomendado a água do coco que serve para hidratar.
E nada melhor do que uma águinha de coco no verão em?? Geladinha com aquele sol cai muito bem! :)
Nome científico: Mangifera indica
Família botânica; Anacardiaceae
Origem: Ásia
Árvore grande com copa em forma de domo. Um elemento que pode identificá-la com facilidade é a presença de apenas um estame e as flores amarela-esverdeadas que desenvolvem-se a partir de uma panícula em forma de cone. Mangifera indica pode atingir 45 m de altura geralmente com uma circunferência de 3,6 m ou mais.
Você sabia!? Que dos frutos comestíveis e da sua resina da manga se faz essências, a mangueira também pode ser encontrada por todo brasil. Interessante né?
Bowdichia Virgilioides Kunth, esse é o nome cietífico da Sucupira. Sua Família botanica é Fabaceae. Árvore nativa da mata atlântica, que atinge até 16 m de altura. sua madeira tem valor comercial. Pode ser também encontrada por todo o Brasil.
VOCÊ SABIA?! Com a semente da sucupira pode ser feito um chá que cura vários tipos de doenças como: ártrite, bico de papagaio,hérnia de disco, artrose, reumatismo, ulceras, dermatoses, reumatismo agudo, dentre outras.
Aqui vai o modo de preparo do chá: Para cada 4 sementes de sucupira reserve 1 litro de água. Para esta receita separe 12 sementes e 3 litros de água.
Modo de preparo: primeiramente, quebre as sementes de sucupira em um pilão, até que a resina existente do meio da semente seja liberada. utilize um caldeirão para ferver a água, na sequência coloque as sementes já macetadas por apenas 1 minuto e meio e apague o fogo. Tampe o caldeirão e deixe-o esfriar para então tomar o chá.
DICA: Tome o chá como se fosse água mesmo, se possivel um litro e meio durante o dia.