
O nome idígena dessa fruta é Cambucá vem do tupi-guarani e significa “ fruta de mamar ou chupar” porque a polpa precisa ser sugada da casca. É encontrada na Zona litorânea da floresta atlântica, Brasil.
A árvore atinge 5 a 10 metros de altura, com copa densa e arredondada, suas folhas são simples e lanceoladas, glabras na face superior, subcoriáceas, de 12 a 17 cm de comprimento, por 3 a 4 cm de largura. As flores brancas, são únicas ou agrupadas no caule.
Árvore de crescimento lento que resiste a baixas temperaturas (até -4 graus!!!), vegeta bem em altitudes superiores a 500 m, embora frutifique no nível do mar no litoral onde o clima é quente e chuvoso. O solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantar no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. O Cambucá é muito exigente a água. Mais sem desperdiçar muito viu?
Os frutos tem sabor que lembra o mamão papaia e a manga juntos, sendo ideais para o consumo in-natura. Imagina só?
Pois é pessoal a nossa mata atlântica é diversificada de frutos que nós não conhecemos essas foram algumas que pesquisamos. Depois de termos conhecido tanta fruta que tal irmos a feira e procurar-mos essas frutas diferentes? Em?
0 comentários:
Postar um comentário