Nós comemos as frutas porém nem sempre sabemos de onde elas são não é verdade? Principalmente as nativas de mata atlântica, por isso que nós estamos aqui para citar alguns exemplos de frutas nativas que consumimos no dia-a-a dia e não sabemos a origem.

O Buriti, Nativa dos brejos de várias formações vegetais é essa frutinha aí d lado , ela pecorre do Piauí até São Paulo e Mato Grosso do Sul, mais freqüente nas baixadas úmidas do cerrado do Brasil Central. Forma buritizais, homogêneos, usos: Do fruto se fazem doces e óleo comestível. Da inflorescência não desabrochada se faz o vinho de buriti.
o Caju, fruto do cajueiro, tem duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha, e o pseudofruto, chamado cientificamente pedúnculo floral, que é a parte comumente vendida como a fruta. São conhecidas cerca de vinte variedades de cajú, classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade). Quando ainda verde, o cajú é chamado de maturi e é muito usado na cozinha do Nordeste no preparo de picadinhos e refogados. É muito rico em vitamina C e contém ainda, em quantidades menores, vitaminas A e do complexo B.


Além de ser consumido ao natural, o cajú pode ser preparado em forma de suco simples (cajuada) ou de sorvetes, doces em calda ou pasta, licores, vinhos, xaropes e vinagres. Combinado com cachaça ou gim, vira o conhecido "cajú-amigo",servido como aperitivo. Depois de extraído o suco, sobra o bagaço do cajú, muito rico em celulose, que pode ser usado na cozinha como nas famosas "frigideiras" nordestinas - uma variação de fritada.

O cajú bom para o consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme (segundo a variedade), sem manchas ou machucados. Como é uma fruta muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias, no máximo.

b08-rosa1.gif (735 bytes) DICAS CULINÁRIAS:

b06-blanco.gif (938 bytes) Para que o doce de cajú fique bem clarinho, use panela de ágata.
b06-blanco.gif (938 bytes) Para extrair todo o suco do cajú, depois de ter espremido a fruta, passe o bagaço por uma peneira.

b08-rosa1.gif (735 bytes) CURIOSIDADES:

b06-blanco.gif (938 bytes) Em Pirangí, no Rio Grande do Norte, está o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma área de 7.300 m² e tem cerca de 90 anos.
b06-blanco.gif (938 bytes) No Estado do Ceará, chamam-se "chuvas de maturi" as chuvas que caem na época da florescência do cajú (agosto e setembro).