Nome científico: Mangifera indica
Família botânica; Anacardiaceae
Origem: Ásia
Árvore grande com copa em forma de domo. Um elemento que pode identificá-la com facilidade é a presença de apenas um estame e as flores amarela-esverdeadas que desenvolvem-se a partir de uma panícula em forma de cone. Mangifera indica pode atingir 45 m de altura geralmente com uma circunferência de 3,6 m ou mais.
A casca é rugosa, cinza escura e fibrosa. A folhas acumulam-se na ponta dos galhos e têm de 10 - 30 cm de comprimento por 2 - 10 cm de largura, oblongas ou lanceoladas, acuminadadas, de cor verde-escura brilhante, rosedas quando novas, com uma resina aromática quando amassada, pecíolo com 2,5 - 6 cm de comprimento, inchado na base, folhas novas pendem verticalmente para baixo, enquanto a cor é rosa. Inflorescência cônica, as flores tem 0,4 cm de diâmetro, amarelo-esverdeadas, aromáticas, masculinas e bisexuais na mesma panícula, cálice com 4 ou 5 sépalas, corola carnosa com 4 ou 5 pétalas, amarelo-claras, maiores que as sépalas, possui 4 ou 5 estaminóides e apenas um estame fértil e muito maior que os outros.
Fruto em drupa com 5 - 20 cm de comprimento, carnoso, amarelo quando maduro, fibroso. Muitas variedades de frutos podem ser encontrados em função do local onde a planta se encontra.Na região nativa, as flores surgem de janeiro a março e frutos maduras de abril a julho.
Você sabia!? Que dos frutos comestíveis e da sua resina da manga se faz essências, a mangueira também pode ser encontrada por todo brasil. Interessante né?
Você sabia!? Que dos frutos comestíveis e da sua resina da manga se faz essências, a mangueira também pode ser encontrada por todo brasil. Interessante né?
0 comentários:
Postar um comentário