Pois é galera é a famosa fruta de guaraná!
GUARANAÍ, GUARANÁ DE CIPÓ DA MATA ATLANTICA, INGA DE COBRA, UARANI.
Guaranaí tem origem da língua tupi-guaraní e significa “Fruta que vê ou observa”, como de fato os frutos mostram ser.
Nativa das matas de galerias dos rios da Floresta Atlântica e facilmente encontrado nas margens dos rios: Paranapanema, Piracicaba, Itapetininga, Tieté, Jaú, Guareí e tantos outros, localizados no sudeste do Estado de São Paulo, aparecendo no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina; podendo ser encontrado também na Bolívia, Argentina e Paraguai.
É uma trepadeira com ramos lenhosos e flexíveis de
Os frutos são cápsulas triangulares vermelhas que se abrem, expondo um arilo branco adocicado e comestível. As sementes negras e um pouco menores do que o Guaraná da Amazônia (paullinia cupana) tem os mesmos usos. Para fazer o refresco ou bebida do Guaraná, preceda da seguinte maneira: o cacho de fruto é colhido quando a maioria das cápsulas estiver aberta, deixando-as amontoadas para que a fermentação do arilo facilite a separação das sementes que é feita manualmente e lavadas sobre uma peneira. Em seguida as sementes são torradas em forno de chapa para retirada do tegumento ou casca.
As amêndoas são socadas num pilão com um pouco de água até que tenha a consistência de uma pasta, após isso, essa pasta é moldada e levada para um forno secador.
Daí os bastões secos são ralados ou triturados, deixados como pó, estando pronto para ser transformado na deliciosa e energética bebida de guaraná.
Cuidado, essas frutas te observam (risos) ...
0 comentários:
Postar um comentário